quinta-feira, 25 de outubro de 2012

CAPS auxilia no atendimento a população
 
CAPS auxilia no atendimento a população
O CASPS AD e o CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial), mantidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizam juntos milhares de atendimento todos os meses, gratuitamente. O CAPS AD é destinado ao acompanhamento de pessoas que fazem uso abusivo de álcool e drogas, e o CAPS II acolhe pessoas portadoras de transtornos mentais severos e persistentes.
Uma equipe multiprofissional composta de médico psiquiatra, enfermeiro, auxiliares técnicos de enfermagem, psicólogo, pedagogo, assistente social, alfabetização, técnica educacional e arte educadora desenvolvem os trabalhos nos dois CAPS.
O CAPS e o CAPS II não fazem atendimento emergencial, mas sim um acompanhamento, visando reinserir o paciente no convívio social. Os casos de emergência devem ser encaminhados para a urgência municipal. Nos CAPS o atendimento é agendado, para a realização de uma avaliação com a equipe multidisciplinar, que indica a necessidade do acompanhamento
CAPS AD
O acompanhamento de pessoas que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas, como álcool e droga, acontece no CAPS AD. “Esse acompanhamento diminui e evita as internações hospitalares, além de devolver essa pessoa ao convívio social”, explicou Ariel. Quem necessitar do serviço, pode ir até o CAPS AD, que fica na Rua Capitão Rocha, 305. Mais informações pelo telefone 3622-1427.
CAPS II
O CAPS II assiste as pessoas que apresentam intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilita de viver e realizar seus objetos. De acordo com o Coordenador do CAPS, Ariel Ribas Kramer, toda a equipe desenvolve oficinas terapêuticas, com sessões grupais ou individuais. “O objetivo é estimular a integração social e familiar, além de reinserir o paciente na sociedade, funcionando para substituir as internações hospitalares”, afirmou.
Alguns transtornos mentais, considerados severos e persistentes, são tratados no CAPS II, entre eles esquizofrenia, transtornos psicóticos, transtorno obsessivo compulsivo, retardo mental, depressão com sintomas psicóticos, distúrbios de conduta, transtornos de alimentação, transtornos da personalidade, deficiência mental, distúrbios de conduta.
O CAPS II fica na Rua 5 de Outubro, 1338, Bairro Trianon. Mais informações  pelo telefone 3621-4528.

Nenhum comentário: