sábado, 29 de setembro de 2012

GAZETA DO POVO

15 cidades do PR terão reforço no policiamento na eleição

 

Os locais, definidos em conjunto pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e a secretaria de Estado de Segurança Pública, são considerados como prováveis pontos de conflitos entre eleitores ou de práticas de crimes eleitorais

28/09/2012 | 16:03 | Carlos Ohara
 
Quinze municípios do Paraná vão receber reforço no policiamento durante a semana das eleições. Os locais, definidos em conjunto pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e a secretaria de Estado de Segurança Pública, são considerados como prováveis pontos de conflitos entre eleitores ou de práticas de crimes eleitorais.
Em uma lista parcial, que pode ser ampliada no decorrer da próxima semana, já está definido o reforço policial para as cidades de Rio Branco do Sul e Campo Largo (na região metropolitana de Curitiba); Cidade Gaúcha, Icaraíma, Iporã, Francisco Alves, Xambrê, Cafezal do Sul (no Noroeste do estado); Iracema do Oeste, Nova Laranjeiras, Santa Helena (região Oeste do Paraná); Iretama, Roncador (no Centro-Oeste); além de Reserva e Manoel Ribas (na área Central do estado).
Os locais foram definidos por meio de informações repassadas pela Justiça Eleitoral e monitoramento policial no período eleitoral. De acordo com a assessoria do TRE, a definição de pontos críticos levou em consideração ainda, o histórico de confrontos entre adversários e de ocorrências de crimes eleitorais em campanhas anteriores.
No mês passado, policiais realizaram operação preventiva nos municípios de Braganey e Iguatu, no Oeste do estado, para desarmamento de pessoas ligadas a campanha eleitorais.Com a participação de policiais do Bope de Curitiba, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em residências de várias pessoas envolvidas na campanha eleitoral. Dez armas e mais de 400 munições foram apreendidas e cinco pessoas foram detidas. A justiça eleitoral havia recebido informações de um possível confronto armado entre adversários políticos. Nas eleições de 2008, um cabo eleitoral foi atingido com cinco tiros em frente à casa de um candidato a prefeito da cidade de Braganey.

Nenhum comentário: