Curso de Instrução de Combate a Incêndios
Florestais é realizado no Parque das Araucárias

Desde a última segunda-feira, dia 16, os funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente com soldados do Corpo de Bombeiros, estão participando de um curso de Instrução de Combate a Incêndios Florestais. Realizado no Parque das Araucárias, os funcionários aprenderão até esta quarta-feira, dia 18, técnicas de manuseio de materiais, orientação com bússola e GPS, construção de aceiros e queima controlada, e técnica de combate a incêndio, entre outros.
Ao todo, 30 funcionários do Parque das Araucárias, mais 20 soldados do Corpo de Bombeiros, estão participando das atividades. O engenheiro florestal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fábio Gorski, informou que a Promotoria Pública doou à Secretaria equipamentos de combate a incêndio. “Nós decidimos fazer um treinamento de como utilizar esse material recebido, então fizemos esse contato com os bombeiros e eles vieram realizar esse treinamento. Nós tivemos aulas teóricas e hoje estamos fazendo a prática de combate a incêndio”, contou o funcionário. Gorski também relatou que esse curso facilita o primeiro combate de um incêndio, até a chegada do Corpo de Bombeiros.
De acordo com o Capitão do Corpo de Bombeiros, Jorge Augusto Ramos, o incêndio ambiental geralmente acontece no local de difícil acesso, e propenso para queimar rápido. “Algumas ações devem ser primordiais, como a logística de como você vai chegar ao local. Por isso é importante essa preparação da equipe. Nós queremos que e os funcionários saibam lidar com essas situações de combate e prevenção,” disse.
O funcionário Angelo Rafael Smarci, diz que o curso é importante por dar uma noção do que fazer em casos de incêndio no Parque. “Eu sabia algumas coisas básicas e agora tenho uma ideia do que fazer caso ocorra um incêndio”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário